Prevenção e tratamento do câncer de próstata

Estamos no mês dedicado a prevenção e cuidado do câncer de próstata, por esse motivo a MT Mais Saúde está com uma programação toda voltada ao tema. Estivemos na quarta-feira, 16 de novembro, na UPA do Edson Queiroz, em Fortaleza, levando informação sobre o diagnóstico precoce da doença.

Prevenção e tratamento
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para maior chance de recuperação. E a única forma para diagnosticar é através do toque retal. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, e sobre o exame de sangue PSA.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, evitar o consumo de álcool e não fumar.

Se você já estiver na faixa recomendada para a realização do exame procure um urologista. A detecção e o tratamento precoce salva vidas.
Fonte: Ministério da Saúde

Adicione seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *